Efeito de texto de ouro brilhante com Photoshop

Neste tutorial você irá aprender uma maneira fácil de criar um efeito de texto dourado de luxo super brilhante usando estilos de camada, em um filtro e um pincel simples.

Veja o resultado final:

Neste tutorial você irá aprender uma maneira fácil de criar um efeito de texto dourado de luxo super brilhante usando estilos de camada, em um filtro e um pincel simples.

Este artigo é fonte de tradução/adaptação de um site externo. Por favor, visite o artigo original para prestigiar este fantástico trabalho. O link para o artigo original também será divulgado no final deste artigo.

O software usado neste tutorial é o Adobe Photoshop CS6 , mas você pode usar as versões superiores a CS3.

Recursos:

Você pode precisar carregar os contornos utilizados no tutorial, portanto verifique esta imagempara ver como fazê-lo.

Passo 1

Crie um novo documento de 1000 x 800px. Duplique a camada de fundo, em seguida, preencha-a com a cor #452c16.

Crie um novo documento de 1000 x 800px. Duplique a camada de fundo, em seguida, preencha-a com a cor #452c16.

Dê um duplo clique na camada Background para aplicar um efeito Pattern Overlay (Sobreposição e padrão) alterando o Blend Mode para Multiply, e escolhendo o padrão “Rice paper“. Você também pode abrir a janela de Layer Style acessando o menu Layer> Layer Style> Blending Options.

Dê um duplo clique na camada Background para aplicar um efeito Pattern Overlay (Sobreposição e padrão) alterando o Blend Mode para Multiply, e escolhendo o padrão "Rice paper". Você também pode abrir a janela de Layer Style acessando o menu Layer> Layer Style> Blending Options.

Isto irá adicionar uma textura sutil ao fundo.

Isto irá adicionar uma textura sutil ao fundo.

Coloque a imagem “Damask Texture” em cima da camada de fundo, redimensione-a, se necessário, em seguida, altere o Blend Mode de sua camada para Overlay.

Coloque a imagem "Damask Texture" em cima da camada de fundo, redimensione-a, se necessário, em seguida, altere o Blend Mode de sua camada para Overlay.

Passo 2

Crie o texto usando a fonte False Positive BRK com a cor #b37a37 e tamanho de 430pt.

Crie o texto usando a fonte False Positive BRK com a cor #b37a37 e tamanho de 430pt.

Duplique a camada de texto (Ctrl+J), em seguida, altere o valor de Fill da cópia para 0.

Duplique a camada de texto (Ctrl+J), em seguida, altere o valor de Fill da cópia para 0.

Passo 3

Dê um duplo clique na camada de texto original para aplicar o seguinte Layer Style:

Bevel and Emboss (Chanfro e Entalhe): Altere a técnica para Chisel Soft (Cinzel suave), o tamanhopara 21, o Gloss Contour para Ring-Double (Anel-Duplo), marque a caixa Anti-aliasing, mude o modo Highlight (Destaque) para Linear Dodge (Add), e a cor do Shadow Mode para #c7b299.

Bevel and Emboss (Chanfro e Entalhe): Altere a técnica para Chisel Soft (Cinzel suave), o tamanho para 21, o Gloss Contour para Ring-Double (Anel-Duplo), marque a caixa Anti-aliasing, mude o modo Highlight (Destaque) para Linear Dodge (Add), e a cor do Shadow Mode para #c7b299.

Contour (Contorno): Escolha o Rolling Slope – Descending, e marque a caixa Anti-aliasing.

Contour (Contorno): Escolha o Rolling Slope - Descending, e marque a caixa Anti-aliasing.

Inner Shadow (Sombra interna): Basta alterar a cor para #a9984a.

Inner Shadow (Sombra interna): Basta alterar a cor para #a9984a.

Inner Glow (Brilho interno): Mude o Blend Mode para Overlay, a cor para #eadfa2, o Source para oCenter, e o Size para 60.

Inner Glow (Brilho interno): Mude o Blend Mode para Overlay, a cor para #eadfa2, o Source para o Center, e o Size para 60.

Drop Shadow (Sombra projetada): Use os valores padrão.

Drop Shadow (Sombra projetada): Use os valores padrão.

Isto vai criar a primeira camada do efeito, com as partes brilhantes.

Isto vai criar a primeira camada do efeito, com as partes brilhantes.

Passo 4

Dê um duplo clique na cópia da camada de texto para aplicar a seguinte Layer Style:

Bevel and Emboss: Altere o Size para 21, desmarque a caixa Use Global Light, mude o Angle para 121, a altitude para 58, marque a caixa Anti-aliasing, mude o modo Highlight para Linear Dodge (Add), e o Shadow Mode para a cor #c7b299.

Bevel and Emboss: Altere o Size para 21, desmarque a caixa Use Global Light, mude o Angle para 121, a altitude para 58, marque a caixa Anti-aliasing, mude o modo Highlight para Linear Dodge (Add), e o Shadow Mode para a cor #c7b299.

Contour: Escolha o contorno Half Round, e marque a caixa Anti-aliasing.

Contour: Escolha o contorno Half Round, e marque a caixa Anti-aliasing.

Satin: Mude a cor para #995e00, Distance para 51, e Contour para Cone – Assymetrical.

Satin: Mude a cor para #995e00, Distance para 51, e Contour para Cone - Assymetrical.

Drop Shadow: Use os valores padrão.

Drop Shadow: Use os valores padrão.

Isto vai criar a segunda camada do efeito, o qual adiciona um efeito lustroso, aveludado no texto.

Isto vai criar a segunda camada do efeito, o qual adiciona um efeito lustroso, aveludado no texto.

Passo 5

Segure a tecla Ctrl e clique na miniatura de uma das camadas de texto para criar uma seleção e, em seguida, crie uma nova camada entre as duas camadas de texto e nomeie como “textura”.

Segure a tecla Ctrl e clique na miniatura de uma das camadas de texto para criar uma seleção e, em seguida, crie uma nova camada entre as duas camadas de texto e nomeie como "textura".

Defina a cor de primeiro plano para #ffac19 e a cor de plano de fundo para #432c17. Acesse o menu Filter> Render> Clouds (Filtro> Renderizar> Núvens), em seguida, acesse o menu Select> Deselect (Ctrl + D) (Seleção> Remover seleção (Ctrl+D)) para se livrar da seleção.

Defina a cor de primeiro plano para #ffac19 e a cor de plano de fundo para #432c17. Acesse o menu Filter> Render> Clouds (Filtro> Renderizar> Núvens), em seguida, acesse o menu Select> Deselect (Ctrl + D) (Seleção> Remover seleção (Ctrl+D)) para se livrar da seleção.

Acesse o menu Filter> (Filter Gallery)> Sketch> Halftone Pattern, e altere o Size para 1, o Contrastpara 5, e o Pattern Type para Dot, em seguida, clique em OK.

Acesse o menu Filter> (Filter Gallery)> Sketch> Halftone Pattern, e altere o Size para 1, o Contrast para 5, e o Pattern Type para Dot, em seguida, clique em OK.

Isso irá criar um padrão muito simples.

Isso irá criar um padrão muito simples.

Mude o Blend Mode da camada “textura” para Soft Light (Luz suave) e reduza a sua opacidade para o valor que quiser. Eu reduzi para 90%. Isto irá adicionar um toque agradável ao efeito de ouro puro.

Mude o Blend Mode da camada "textura" para Soft Light (Luz suave) e reduza a sua opacidade para o valor que quiser. Eu reduzi para 90%. Isto irá adicionar um toque agradável ao efeito de ouro puro.

Passo 6

Ative a ferramenta Brush (Pincel), em seguida, abra o painel Brush acessando o menu Window> Brush (Janela > Pincel).

Selecione o pincel “Star 14 pixels” e modificar suas configurações como mostrado abaixo:

Brush Tip Shape:

Brush Tip Shape:

Shape Dynamics (Dinâmica da forma):

Shape Dynamics (Dinâmica da forma):

Scattering (Dispersão):

Scattering (Dispersão):

Passo 7

Clique com o botão direito do mouse na camada de texto e selecione a opção Create Work Path.

Crie uma nova camada em cima da camada de texto original e nomeie como “Sparkles”.

Defina a cor de primeiro plano para #fff1d8, e ative a ferramenta de seleção direta.

Defina a cor de primeiro plano para #fff1d8, e ative a ferramenta de seleção direta.

Clique com o botão direito do mouse sobre o caminho de trabalho (Work Path) que criamos e escolha a opção Stroke Path. Em seguida, selecione Brush na opção Tools da caixa de diálogo que se abriu. Certifique-se de que a caixa Simulate Pressure está desmarcada.

Clique com o botão direito do mouse sobre o caminho de trabalho (Work Path) que criamos e escolha a opção Stroke Path. Em seguida, selecione Brush na opção Tools da caixa de diálogo que se abriu. Certifique-se de que a caixa Simulate Pressure está desmarcada.

Isto irá adicionar pequenas faíscas em torno do texto. Pressione Enter para livrar-se do caminho.

Isto irá adicionar pequenas faíscas em torno do texto. Pressione Enter para livrar-se do caminho.

Mude o Blend Mode da camada “Sparkles” para Vivid Light.

Mude o Blend Mode da camada "Sparkles" para Vivid Light.

E, finalmente, o texto na parte superior e inferior é criado usando a fonte Ethon, o tamanho da fonte é de 100pt, a cor é #ffe9e1, o Blend Mode é Soft Light, e então, um efeito de sombra padrão é aplicado.

E, finalmente, o texto na parte superior e inferior é criado usando a fonte Ethon, o tamanho da fonte é de 100pt, a cor é #ffe9e1, o Blend Mode é Soft Light, e então, um efeito de sombra padrão é aplicado.

Prontinho! Agora você tem o seu efeito de texto do ouro brilhante!

Prontinho! Agora você tem o seu efeito de texto do ouro brilhante!

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s